Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
POLITICAS COGNITIVAS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 1   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 1
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:234 - (583)
Autor:Rocha, Tatiana Gomes da; Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Políticas cognitivas da psicologia comunitária: a meio caminho entre a recognição e a invenção^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(3):486-495, 2011. .
Resumo:O artigo discute como as práticas em psicologia comunitária constituem um campo de produção de subjetividade, atentando para as políticas cognitivas derivadas de seus pressupostos epistemológicos, teóricos e políticos. Observa-se o compromisso de transformação social defendido por esta área da psicologia, ressaltando seus efeitos para a subjetividade produzida em comunidades. A partir das considerações levantadas, observou-se que a ideia de conscientização, bem como a concepção dos conflitos a partir de um esquema opressor-oprimido, dentre outros aspectos, incorrem em políticas recognitivas. Por outro lado, a postura dialógica do psicólogo comunitário, além da valorização atribuída às potencialidades existentes nos espaços populares, aproxima-se de uma política da invenção (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia
Psicologia Comunitária
 Produção de Subjetividade
 Políticas Cognitivas
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300006



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3